FAQ - Dúvidas Professor

Qual será a plataforma oficial de aulas online utilizada pela SEEDF?

O Ensino a Distância mediado por tecnologia para os estudantes da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal será ofertado pelo programa “Escola em Casa DF”, por meio da plataforma Google Sala de Aula para a Educação. Professores e estudantes poderão ter acesso no seguinte endereço: https://escolaemcasa.se.df.gov.br/

Como os professores poderão acessar à plataforma?

Para acessar a plataforma, o professor deve fazer seu login com e-mail do institucional “@se.df.gov.br” ou o e-mail “@edu.se.df.gov.br” e utilizar seu token de 1° acesso no local da senha.

O e-mail institucional é geralmente formado por: primeiro nome + . + último sobrenome + @se.df.gov.br

Exemplo: Se seu nome for "Maria Castro dos Santos", seu e-mail será: maria.santos@se.df.gov.br

O Token é um código gerado para permitir o primeiro acesso à plataforma.

Este token pode ser obtido na aba Token 1º Acesso / Professor, após o preenchimento dos campos requeridos (após o primeiro acesso à plataforma via token, será solicitada a criação de uma senha definitiva).

Para mais informações acesse a COMO ACESSAR e escolha a área relativa ao Professor.

ATENÇÃO: Recomendamos o uso do e-mail “@edu.se.df.gov.br” para possibilitar a utilização de todas as ferramentas disponíveis na plataforma.

O que é o Token de acesso?

O Token é um código gerado para permitir o primeiro acesso à plataforma.

Como encontrar o meu Token de acesso?

O token de acesso pode ser obtido no site https://escolaemcasa.se.df.gov.br/ na aba ”Token 1° Acesso”.

É necessário alterar a senha no primeiro acesso?

Sim. É importante que seja realizada a mudança de senha no primeiro acesso, pois a ação aumenta a segurança no acesso às informações contidas na plataforma relativas ao seu perfil pessoal.

 Atenção para que sua nova senha seja considerada forte siga as seguintes regras:

a) Utilize no mínimo 8 (oito) caracteres;

b) Utilize letra em caixa alta e baixa, caracteres
especiais, numéricos, alfanuméricos;

c) Evite utilizar data de aniversário, nome de familiar, endereço, telefone ou placa de veículo em sua nova senha.

Como recuperar minha senha depois do primeiro acesso pelo token?

Caso tenha perdido ou esquecido sua senha definitiva após ter feito seu primeiro acesso pelo token, você pode:

Para e-mail “@se.df.gov.br”:

Opção 1: Solicitar no botão “esqueci minha senha”, mas essa funcionalidade só está habilitada para que tem e-mail secundário cadastrado.

Opção 2: Enviar solicitação para o e-mail: diope.sinova@se.df.gov.br ou ligar no 08002008626

Para contas “@edu.se.df.gov.br”:

Procurar o responsável na sua unidade escolar

Lembre-se de informar:

a) Nome completo e matrícula;

b) Sua situação profissional (efetivo ou temporário);

c) Unidade Escolar que está lotado;

d) A indicação da plataforma que gostaria de ter acesso e o problema identificado.

 

 

Como cadastrar um endereço secundário de e-mail?

Adicione um endereço de e-mail de recuperação para retomar o acesso à sua conta de forma rápida e segura caso você esqueça sua senha ou perca o acesso.

1. Abra sua Conta do Google.
2. Em "Informações pessoais", selecione Informações de contato E-mail.
3. Clique em E-mail de recuperação Adicionar e-mail de recuperação.
4. Siga as instruções na tela.

 

 

Como será realizada a enturmação dos estudantes?

O estudante estará vinculado à unidade escolar ao qual é vinculado fisicamente. Esta ação será realizada automaticamente.

 As aulas da Google Sala de Aula serão consideradas como dia letivo?

Não. Neste momento será considerada como atividade complementar.

A Google Sala de Aula permite que o professor aplique testes aos estudantes?

Sim. A ferramenta da Google Sala de Aula permite a aplicação de testes. Contudo, nesse primeiro momento, os testes não valerão nota,  pois a interação com os estudantes não é obrigatória durante a pandemia.

O professor poderá enviar exercícios para os estudantes?

Sim. Na Google Sala de Aula, o professor consegue disponibilizar exercícios e materiais que estão no Drive, em links no YouTube ou arquivos em PDF.

A Google Sala de Aula estará disponível para a EJA?

Não. Nesse primeiro momento a Google Sala de Aula estará disponível somente para o Ensino Médio e Anos Finais do Ensino Fundamental.

Os estudantes poderão tirar dúvidas com os professores na Google Sala de Aula?

Sim. Os estudantes podem usar o Mural para tirar dúvidas com os professores.

Professores que já trabalham com a Google Sala de Aula poderão continuar usando a plataforma ou necessitam utilizar a conta de acesso disponibilizada?

Para esta ação de Ensino a Distância, os professores da rede de ensino da SEEDF deverão acessar o Google Sala de Aula por meio da plataforma https://escolaemcasa.se.df.gov.br/, utilizando  o acesso atual, disponibilizado na forma descrita na aba COMO ACESSAR.

 Os estudantes da zona rural terão acesso ao Google Sala de Aula?

Sim. Os estudantes da zona rural terão acesso à Google Sala de Aula. Problemas de conexão serão aos poucos resolvidos para que todos possam acessar.

A Google Sala de Aula será disponibilizada para todas as etapas e modalidades? 

Não. No primeiro momento as aulas serão para o Ensino Médio e, em seguida, serão estendidas para os anos finais do ensino fundamental.

Existe algum recurso para o professor organizar os estudantes na Google Sala de Aula?

Sim. Os estudantes são organizados em unidades escolares conforme a sua lotação física.

O professor poderá disponibilizar materiais para os estudantes na Google Sala de Aula?

Sim. Além de permitir anexar atividades e materiais em PDF, a Google Sala de Aula possibilita a criação de perguntas que podem ser respondidas por múltipla escolha ou respostas curtas.

A quem pedir ajuda para efetivar o login ou se tiver algum erro de enturmação?

Caso as instruções constantes na aba COMO ACESSAR não sejam suficientes para a resolução dos problemas referentes ao acesso à plataforma, entre em contato com a Direção da Unidade Escolar para relatar o problema.

Quem fará o planejamento das aulas?

Cada professor fará seus planejamentos. A interação é muito simples. A escola vai estruturar as salas virtuais, por série do Ensino Médio.

Para mais informações acesse a COMO ACESSAR e escolha a área relativa ao Estudante.