FAQ - Dúvidas Gerais

Quem pode usar o Google Sala de Aula?

Professores e Estudantes regularmente matriculados na SEEDF.

Porque devo cadastrar um e-mail secundário?

Caso você esqueça sua senha ou perca o acesso, o e-mail secundário é utilizado com um endereço de e-mail de recuperação para retomar o acesso à sua conta de forma rápida e segura.

O Google Sala de Aula é acessível a usuários com deficiências?

Sim, o Google possui acessibilidade do Google Sala de Aula a nossos usuários, inclusive aqueles com deficiências.

Existe um aplicativo do Google Sala de Aula para tablet ou smartphone?

Sim. O aplicativo Google Sala de Aula está disponível para dispositivos iOS® da Apple®, Android e Chrome. Para saber mais informações, consulte Instalar o app Google Sala de Aula.

O Google é o proprietário dos dados da escola, dos estudantes ou dos professores no Google Sala de Aula?

Não. O Google não se considera proprietário dos dados dos usuários nos serviços principais do G Suite, incluindo o G Suite for Education. Se um departamento de educação, uma escola ou universidade decidir não usar mais o Google, facilitamos a remoção dos dados.

O Google usa os dados da escola, dos estudantes ou dos professores fora do Google Sala de Aula?

Seus dados ou conteúdos nunca serão usados para fins publicitários.

Como o Google Sala de Aula funciona?

É simples, apesar de contar com múltiplas funcionalidades. Na página principal o professor pode criar diferentes classes nas quais incluirá os estudantes. Nessas classes os professores podem designar tarefas que podem ser incluídos todo tipo de textos, fotografias, vídeos ou áudios, além de outras ferramentas, como enquetes, avisos aos estudantes ou a possibilidade de receber respostas dos estudantes. Funciona tanto em computadores como nos celulares através do seu aplicativo.

Posso incluir tarefas no Google Sala de Aula?

Basta incluir a descrição da tarefa e anexar os documentos necessários para sua compreensão e realização. Podem ser textos, links, vídeos, fotos... isto permite aos professores criar lições de maneira rápida. Os estudantes se sentem mais motivados e os professores podem usar mais ferramentas que nos deveres tradicionais.

Posso vincular o Google Sala de Aula com outras ferramentas?

Sim. Como o Google Sala de Aula está vinculado a outras ferramentas, os estudantes podem entregar as tarefas aos professores através da Internet. Isto permite inclusive que os estudantes possam tirar uma foto das suas tarefas em papel, transformá-las em formato digital e enviá-las pela Internet.

Posso realizar a elaboração de provas?

Na sala de aula digital de Google Sala de Aula, os professores podem criar provas tipo teste com as perguntas e respostas que considerem oportunas e colocá-las à disposição dos estudantes. Eles têm uma única oportunidade de realizá-lo. Além disso, são corrigidos automaticamente, fazendo com que o estudante conheça sua nota de forma imediata justamente depois de fazer a prova. Para o professor é uma alivio na carga de correção de provas (É importante ressaltar que nesse momentos os estudantes poderão ter testes apenas como feedback do seu desempenho nesse instrumento).

Posso realizar comentários por voz?

Sim! Uma das tarefas mais inovadoras que podem ser realizadas no Google Sala de Aula são as correções de tarefas com anotações por voz. O professor pode acrescentar comentários aos trabalhos escritos entregues pelos estudantes através da plataforma. O objetivo é aproximar a comunicação professor – estudante, fomentando uma interação mais realista.

O Estudante tem um ambiente para guardar os trabalhos realizados?

Sim! Através dos portfólios digitais os estudantes podem criar um lugar onde guardar de maneira segura e acessível todos os seus trabalhos realizados, os materiais que sejam do seu interesse ou qualquer outro conteúdo relacionado com as aulas.

O que é a listas de estudantes?

Serve para organizar os estudantes. As listas são flexíveis e os professores podem organizar por grupos, com o intuito de auxiliar o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes, como nos reagrupamentos. Isto permite orientar os estudantes para direcionar o conteúdo em função da sala de aula na que se encontram ou se devem fazer um trabalho para alcançar as aprendizagens que apresentaram dificuldades.

O que é um mural?

No Mural é possível que todos que estão na turma façam comentários e interajam com o grupo, podendo esclarecer informações, destacar assuntos importantes e tirar dúvidas com o professor.

O que é a aba ATIVIDADES?

Dentro da aba ATIVIDADES o professor deve colocar o conteúdo que será desenvolvido pela ela turma. Pode ser uma atividade, pergunta, material, tópico ou a reutilização de alguma postagem. Também é possível definir uma data para entrega, pontuação, inserir instruções e realizar um feedback aos estudantes, dando um retorno em relação a suas aprendizagens.

Posso disponibilizar material?

No Google Sala de Aula, o professor também consegue disponibilizar materiais que estão no Drive, em links no YouTube ou arquivos em PDF.