FAQ - Dúvidas Estudante

Qual será a plataforma oficial de aulas online utilizada pela SEEDF?

O Ensino a Distância mediado por tecnologia para os estudantes da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal será ofertado pelo programa “Escola em Casa DF”, por meio da plataforma Google Sala de Aula para a Educação. Professores e estudantes poderão ter acesso no seguinte endereço: https://escolaemcasa.se.df.gov.br/

Como os estudantes poderão acessar à plataforma?

Para acessar a plataforma, o estudante deve fazer seu login com e-mail do estudante e utilizar seu token de 1° acesso no local da senha.

O e-mail do estudante é formado por: primeiro nome + código do estudante + @estudante.se.df.gov.br

Exemplo: Se seu nome for "Maria dos Santos Silva" e seu código de aluno for "123456", seu e-mail será: maria123456@estudante.se.df.gov.br

Este token pode ser obtido na aba Token 1º Acesso / Estudante, após o preenchimento  dos campos requeridos (após o primeiro acesso à plataforma via token, será solicitado a criação de uma senha definitiva).

Como encontrar meu código de estudante?

O código poderá ser encontrado no canto superior esquerdo do seu boletim escolar do ano anterior, onde contém a sigla “COD”, conforme figura abaixo:

→ Se você ingressou há pouco tempo na rede pública de ensino do Distrito Federal ou não possui nenhum documento com o seu código de estudante, ligue na Central 156, opção 2, informe seus dados pessoais e, na sequência, o atendente fornecerá o seu código do estudante;

→ Caso não encontre o Código pelas opções acima, entre em contato pelo endereço eletrônico escolaemcasa@se.df.gov.br, solicitando esclarecimentos acerca da questão desejada, e siga as seguintes orientações:

a) No campo assunto do e-mail inserir, “Estudante + seu nome completo”
Exemplo: Se seu nome for "Maria dos Santos Silva" o assunto do e-mail deverá ser preenchido da seguinte forma: Estudante Maria dos Santos Silva;

b) No corpo do e-mail inserir: Nome completo; data de nascimento; nome da mãe; código do estudante; e qual esclarecimento necessita de resposta.

O que é o Token de acesso?

Como encontrar o meu Token de acesso?

O Token de acesso pode ser obtido na aba "Token 1º Acesso".

Como recuperar minha senha depois do primeiro acesso pelo token?

Caso tenha perdido ou esquecido sua senha definitiva após ter feito seu primeiro acesso pelo token, você pode:

Opção 1: Solicitar no botão “esqueci minha senha”, mas essa funcionalidade só está habilitada para que tem e-mail secundário cadastrado.
Opção 2: Caso não tenha e-mail secundário cadastrado, entre em contato pelo endereço eletrônico escolaemcasa@se.df.gov.br e siga as seguintes orientações::

a) No campo assunto do e-mail inserir, “Estudante + seu nome completo”.

Como cadastrar um endereço secundário de e-mail?

Adicione um endereço de e-mail de recuperação para retomar o acesso à sua conta de forma rápida e segura caso você esqueça sua senha ou perca o acesso.

1. Abra sua Conta do Google.
2. Em "Informações pessoais", selecione Informações de contato E-mail.
3. Clique em E-mail de recuperação Adicionar e-mail de recuperação.
4. Siga as instruções na tela.

Primeiro acesso na Google Sala de Aula?

No primeiro acesso será utilizado no local da senha o seu Token de acesso.

Onde poderei obter auxílio e tirar dúvidas quanto ao acesso?

A secretaria da sua Unidade Escolar poderá te ajudar e orientar quando o estudante não sabe sua conta de e-mail, ou token, esqueceu a senha e outros problemas relacionados ao uso da Plataforma Escola em Casa.

As aulas da Google Sala de Aula serão consideradas como dia letivo?

Por enquanto, as aulas na plataforma virtual não contarão como horas letivas. A questão está em análise.

Os estudantes poderão tirar dúvidas com os professores na Google Sala de Aula?

Sim. O professor pode acrescentar comentários aos trabalhos escritos entregues pelos estudantes através da plataforma.

Os estudantes com necessidades especiais serão atendidos pela Google Sala de Aula?

Sim. A Google Sala de Aula possui acessibilidade para nossos estudantes com necessidades Educativas Especiais.

Os estudantes da zona rural terão acesso ao Google Sala de Aula?

Sim. Todos os estudantes da zona rural, cerca de 17 mil estudam em 16 escolas da área rural , poderão ter acesso à ferramenta do Google Sala de Aula.

Os estudantes terão um espaço para guardar os trabalhos?

Sim. Os estudantes podem criar um lugar onde guardar de maneira segura e acessível todos os seus trabalhos realizados, os materiais que sejam do seu interesse ou qualquer outro conteúdo relacionado com as aulas.

A interação com os estudantes é obrigatória?

Não. A interação com os estudantes não é obrigatória durante a pandemia.

A Google Sala de Aula será disponibilizada para todas as etapas e modalidades?

Não. No primeiro momento as aulas serão para o Ensino Médio e, em seguida, serão estendidas para os anos finais do ensino fundamental.

O que são salas temáticas?

Salas temáticas são ambientes virtuais em que os estudantes poderão encontrar material de estudo adequado ao componente curricular e série ou ano que está cursando. Quando o estudante acessar, vai encontrar todos os componentes curriculares.

Para mais informações acesse a COMO ACESSAR e escolha a área relativa ao Professor.